Jovem Aprendiz Guanabara: Como Funciona Esse Processo?

O programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Guanabara oferece centenas de vagas para jovens atuarem como aprendizes em sua rede de supermercados. Saiba como se candidatar para se tornar um Jovem Aprendiz Guanabara.

O Guanabara é uma rede de supermercados varejista que está presente no Rio de Janeiro desde 1950 e foi eleito como o supermercado preferido dos cariocas. Atualmente, há 26 lojas no total e mais de 5 mil funcionários.

Como funciona o Jovem Aprendiz Guanabara?

O supermercado valoriza o ingresso de jovens em seu quadro de colaboradores e, além disso, oferece plano de carreira para os aprendizes, o que torna ainda mais vantajoso se tornar um Jovem Aprendiz Guanabara.

Como funciona o Jovem Aprendiz Guanabara?

Inclusive, muitos de seus atuais funcionários entraram na empresa como jovens aprendizes e, com o passar do tempo, conquistaram cargos de níveis gerenciais. Ou seja, a empresa não só procura novos talentos constantemente, como também os aproveita.

Além da experiência prática, o aprendiz também desfruta de uma vivência teórica, proporcionada através de um curso de aprendizado que, neste caso, é aplicado pelo Senac Rio.

Outra vantagem do programa de Jovem Aprendiz Guanabara é o fato do Guanabara, de acordo com dados do site Glassdor, ser uma boa organização para se trabalhar. Das 5 estrelas disponíveis, o Supermercado recebeu 3.83, além da recomendação de 83% de seus.

Por mais que a Lei 10.097/2000 determine contratação de jovens – entre 14 e 24 anos – de forma compulsória para o cargo de aprendiz, o Guanabara não implementa o programa apenas para cumprir essa obrigatoriedade, mas também por crer que o futuro do Brasil será construído por meio desses jovens e, assim, a empresa contribui positivamente para a melhoria do país.

Algumas das características e atividades do trabalho em uma rede de Supermercados, são:

  • Atendimento ao público: o aprendiz lida pessoalmente com os clientes;

  • Plano de carreira: como já mencionado, há aprendizes que se tornam gerentes;

  • Múltiplas tarefas: há inúmeras funções a serem desempenhadas;

  • Networking: contato com diversas pessoas.

Quem pode se inscrever?

De forma geral, estão aptos para participar do programa de aprendizagem do Guanabara, jovens que:

  • Tenham entre 14 e 17 anos de idade;

  • Morem próximo a uma das lojas da rede;

  • Estudem no período da noite.

Porém, é importante ressaltar que a faixa etária aceita pode ser alterada pelo Supermercado — a qualquer momento e a critério dele — desde que respeite a idade mínima de 14 anos e a máxima de 24 anos, estabelecidas pela da Lei da Aprendizagem.

A regra acima não é aplicável para portadores de deficiência (PCD). Neste caso, além de não haver limitações de idade, o contrato também pode ser estendido por mais de 2 anos — o que não é possível fora dessa modalidade.

Ademais, não é necessário possuir nenhuma experiência ou curso extracurricular, visto que um dos principais objetivos do programa é proporcionar uma formação técnico profissional ao aprendiz e, em conjunto, o instruir teoricamente.

Como se inscrever?

O primeiro passo para se candidatar à vaga de Jovem Aprendiz Guanabara é acessar o site oficial da organização e realizar um cadastro que é simples, rápido e gratuito, onde devem ser cedidas às seguintes informações:

  • CPF;

  • Celular;

  • Nome completo;

  • Data de nascimento;

  • Endereço;

  • E-mail;

  • Telefone fixo;

  • Senha numérica.

Com o cadastro efetuado, entre no menu “trabalhe conosco”, selecione “jovem aprendiz” no menu suspenso e clique em “começar”.

A partir daí, basta que você preencha suas informações pessoais, documentais e escolares. Ainda há a opção de enviar o seu currículo em anexo — o que é imprescindível, então, caso não possua, providencie com urgência.

Cheque todos os seus dados e, estando tudo certo, clique em “enviar”. Feito isso, você já estará concorrendo à vaga de Jovem Aprendiz Guanabara.

Caso o seu perfil atenda aos requisitos estabelecidos pela empresa, um funcionário entrará em contato através do e-mail ou número de telefone informado e, por esse motivo, é importante se certificar de tê-los preenchido corretamente.

Benefícios e remuneração

O programa de aprendizagem do Guanabara oferece aos aprendizes remuneração compatível com a do mercado e todos os benefícios assegurados por lei, que consistem em:

  • Carteira assinada;

  • Vale transporte;

  • Cesta básica.

Além disso, a jornada de trabalho do jovem é de, no máximo, 30h semanais, limitadas a 6h diárias para aprendizes que não concluíram o ensino fundamental e 8h diárias para aqueles que já o concluíram.

Conclusão

O programa de Jovem Aprendiz Guanabara oferece um mundo de possibilidades para os jovens aprendizes, independente de seus objetivos dentro da organização. É possível construir carreira dentro da rede, mas também há como encarar a oportunidade como uma experiência para outros cargos em futuras empresas.

Portanto, aproveite essa grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho, onde você adquirirá várias habilidades e estará em constante aprendizado com os demais funcionários da rede. Efetue o seu cadastro e boa sorte!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *