IPVA PB: Como funciona o processo de pagamento? Aprenda aqui!

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA PB) é feita a todo mundo que tem um veículo emplacado no Estado, sempre no começo do ano. A partir de janeiro ou fevereiro, a Secretaria de Estado da Fazenda e o Detran já divulgam o calendário de pagamento e os valores do IPVA PB.

Os pagamentos são realizados em cotas (parcelas) ou em um boleto único, que dá direito a um abatimento. Infelizmente, muitos proprietários deixam o IPVA atrasar e uma das consequências é a classificação do veículo como irregular para estar nas estradas e nas ruas. Afinal, sem IPVA PB não se pode realizar o licenciamento.

IPVA PB

Quando o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor da Paraíba é pago, ocorre a divisão do montante arrecadado entre a Prefeitura, o governo estadual e o governo federal. Os três podem usar o dinheiro para qualquer necessidade que tenham, mesmo que ela não tenha nada a ver com o trânsito.

Os valores do IPVA PB, muitas vezes, são utilizados para pagamento de materiais escolares, reposição de materiais médicos em postos de saúde e hospitais e muitas outras coisas. A seguir, a forma exata como o dinheiro do imposto é distribuído:

  • 50% do valor fica com o município;

  • 25% do valor fica com o Estado da Paraíba;

  • 25% do valor fica com o governo federal

Consultar IPVA PB

A atenção aos valores cobrados de IPVA PB e aos possíveis débitos de anos anteriores evita diversos problemas com a Secretaria de Estado da Fazenda e com o Detran. Uma das vantagens de estar com o imposto em ordem é poder vender o veículo sem maiores dificuldades.

Se você precisa consultar se há pendências de IPVA PB de anos anteriores ou já quer saber o valor do imposto para este ano, consulte o sistema do Detran usando as orientações a seguir:

  • Acesse aqui;

  • Clique em “Consultar débitos” e insira as informações do veículo;
    Licenciamento IPVA

  • Se não precisa consultar débitos, vá direto a “Emitir boleto IPVA”
    Licenciamento IPVA

O Detran PB atende presencialmente quem precisa consultar débitos ou gerar o boleto para imposto deste ano. É necessário comparecer a um dos seus postos de atendimento e informar os dados do veículo.

Calendário de pagamento IPVA PB

Para fins de organização, os órgãos responsáveis pela cobrança do IPVA PB criam um calendário de pagamento para orientar os cidadãos. Sendo assim, cada final de placa corresponde a um dia e é necessário pagar o imposto na data em questão.

Como já mencionado, é possível pagar o IPVA em parcelas; dessa forma, cada final de placa corresponderá a algumas datas de vencimento diferentes, em meses consecutivos. Você encontra o calendário de pagamento atual clicando aqui ou procurando uma unidade do Detran da Paraíba.

Onde pagar o IPVA PB

Há bancos credenciados que recebem o pagamento do IPVA PB, inclusive de quem não é correntista. Para estes, é só apresentar o boleto na boca do caixa e pagar usando cartão de débito ou dinheiro.

Para os correntistas dos bancos credenciados, há opção de pagar usando Internet Banking ou aplicativo e até mesmo os terminais de autoatendimento das agências. Vale reforçar que cartão de crédito não pode ser usado para pagamento de IPVA PB.

Se você quer saber todos os lugares onde pode pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, basta ir até a casa lotérica ou consultar o boleto do IPVA, que traz os bancos nos quais a cobrança é pagável.

Alíquotas do IPVA PB

Em todo o Estado, a cobrança de IPVA ficará mais barata, já que o governo estadual diminuiu a alíquota para quase todos os veículos. A seguir, alguns desses abatimentos:

  • Camionetes terão o imposto diminuído em 4,42%;

  • Ônibus terão o imposto diminuído em 3,83%;

  • Carros de passeio terão o imposto diminuído em 4,18%;

  • Motos terão seu imposto diminuído em 2,91%

Há mais reduções ainda e todas elas são acessadas por meio da consulta já ensinada aqui.

Como entrar em contato com o Detran PB

Você consegue as informações necessárias sobre o IPVA na Paraíba entrando em contato com o Detran e o seu site tem várias indicações desses contatos:

  • Clique aqui;

  • Clique na opção “Institucional”;

  • Se quiser telefones ou contato virtual, selecione a opção “Fale conosco”;

  • Se quiser atendimento presencial, clique em “Ciretrans e postos”

Conclusão

O Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba fazem a cobrança anual do IPVA como forma condicional para o licenciamento. Os custos desse imposto para automotores dependem da utilização deste e podem parcelados em cotas, sendo pagas nas casas lotéricas ou bancos.

Nós agradecemos muito a sua leitura e desejamos reforçar que o pagamento do IPVA PB em cota única é muito mais vantajoso para a população em decorrência do desconto que o Detran e a Sefaz da Paraíba concedem.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *