Alistamento militar online 2021

Alistamento militar online 2021

Neste ano, por conta das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), atividades ocorridas em massa, como o alistamento militar, foram realizadas online. Em vez de comparecer a uma junta militar próxima à sua residência, brasileiros que completaram 18 anos em 2020 precisaram se inscrever online para concorrer a seleção da marinha, exército ou aeronáutica. Ao que tudo indica, o alistamento militar online 2021 será realizado da mesma forma.

O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Devem se apresentar: brasileiros, do sexo masculino, e que completem 18 anos de idade no ano do alistamento.

Para se alistar no serviço militar, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar em “Quero me alistar”, então, dentro do site, o candidato deverá informar o número do CPF e preencher um formulário com dados pessoais.

O que acontece se o prazo de inscrição foi perdido?

Caso o jovem brasileiro de 18 anos tenha perdido o período de inscrição no exército, ele deverá se dirigir à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua casa, pagar uma multa e realizar o alistamento no mesmo momento. Além da multa, o Ministério da Defesa informa que não se alistar implica em:

  • Proibição de tirar ou prorrogar o passaporte, impedindo viagens internacionais;
  • Proibição de ingressar como funcionário, empregado ou associado em empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Não poderá assinar contratos com o Governo Federal, Estadual ou Municipal;
  • É proibido de prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Não pode se inscrever em concursos públicos.
  • É proibido de exercer qualquer título, função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação.
  • Não pode receber qualquer prêmio do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

De acordo com o site oficial do Exército Brasileiro, estão isentos do serviço militar: pessoas que estejam cumprindo sentença por crime doloso, portadores de deficiência física, que seja notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária, jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos – arrimo significa ser a única pessoa que recebe salário em uma família – e integrante da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe o processo de isenção para a junta militar. Além desses casos, jovens que estão morando fora do Brasil, com vínculo a outro país, seja este estudantil ou de trabalho,que devem se apresentar  nos Consulados ou Embaixadas do Brasil.

O Brasil tem três forças armadas: marinha, exército ou força aérea. No momento da Seleção Geral, que acontece na junta militar, o brasileiro poderá indicar a sua preferência pela marinha, exército ou força aérea, no entanto, somente será atendida a vontade do alistando caso este venha a se enquadrar nos perfis padrões previamente estabelecidos para cada força armada, de acordo com a disponibilidade das vagas.

Documentos do alistamento militar 

Para se alistar os documentos exigidos são: certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteira profissional, passaporte ou carteira de identificação funcional), comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador e uma fotografia 3×4.

 



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *